top of page
Picsart_25-04-01_00-08-31-230.jpg

ESPAÇO RITA LEE

image.png

Neste espaço, homenageamos Rita Lee Jones de Carvalho, reconhecida nacionalmente como cantora e compositora, mas que também deixou sua marca como apresentadora, atriz e escritora. Nascida em São Paulo no ano de 1947, ela foi uma figura fundamental na revolução do rock brasileiro e no Tropicalismo.

Participou por 6 anos da banda Os Mutantes, e segundo sua autobiografia, foi  expulsa em 1972, com a justificativa de não ser tão boa instrumentista para encarar a fase progressiva na qual o grupo queria se arriscar. Desde 1970, Rita se lançava como artista solo; após três álbuns sem muita repercussão, experimentou uma reviravolta a partir do LP "Fruto proibido (1975)”, acompanhada pela banda Tutti Frutti, que além de “Ovelha negra” trazia faixas como “Agora só falta você” e “Esse tal de Roque Enrow”.

Foi deslanchando e, em 1979 e 1980, já ao lado de Roberto Carvalho, marido, grande guitarrista e pai de seus três filhos, se consolidou como a maior vendedora de discos do Brasil. Isso não impediu que ela fosse a artista mulher mais censurada durante a Ditadura Militar (1964-1985), de acordo com a pesquisadora Norma Lima, chegando até a ser presa- primeiro no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e depois no presídio feminino do Hipódromo.

Fez uma breve participação no filme “Durval Discos” e apresentou o “Saia Justa” ao lado de Fernanda Young, Mônica Waldvogel e Marisa Orth, programa no qual ela se despediu em maio de 2004. Escreveu a coleção de livros infantis “Dr. Alex” e a autobiografia “Rita Lee: Uma Autobiografia”. Faleceu aos 75 anos no dia 8 de maio de 2023, devido a um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.

VÍDEO-MINUTO
O que é ser fã? Este vídeo-minuto, produzido por Isadora e Pimenta e Guilherme William para a disciplina de Produção Audiovisual, homenageia Rita Lee e traz algumas das definições de fanatismo.
LYRIC VIDEO
Confira o lyric video da música Corre-Corre, produzido por Aiko Fukushima e Isadora Pimenta para a disciplina de Planejamento Gráfico.

MENU

CONTATO

Esta página foi produzida como um trabalho experimental para as disciplinas de Projeto Interdisciplinar de Comunicação II, Técnicas de Reportagem, Entrevista e Redação Jornalística, Planejamento Gráfico, Produção Audiovisual e Teorias da Comunicação I, sob a orientação de Ana Paula de Moraes Teixeira, Mirna Tonus, Christiane Pitanga e Adriana Omena respectivamente, por alunas do segundo período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Os conteúdos que compõem  a página são da responsabilidade das autoras e estão de acordo com as condições da atribuição 3.0 do Creative Commons.

 

Por Aiko Fukushima, Isadora Pimenta e Natália Vasle

bottom of page